Logística

Indústria na Black Friday: estratégias para impulsionar as vendas na data

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

A Black Friday se consolidou no Brasil como uma das datas sazonais mais importantes para o varejo e o e-commerce. No entanto, nos últimos anos, a indústria também vem olhando para a Black Friday e para as oportunidades de vendas que ela traz. Afinal, após a pandemia, muitos negócios dessa área acabaram abrindo frentes de venda direta ao consumidor – o chamado D2C, que já falamos por aqui.

Mas, afinal, quais as formas mais assertivas de se aproveitar a Black Friday na indústria e potencializar as vendas? Confira algumas dicas fundamentais para implementar na sua estratégia de negócio e garantir maior engajamento junto ao consumidor.

Indústria na Black Friday: quando se conta com e-commerce próprio

Nos últimos anos, a presença online e um contato direto com o consumidor se tornaram indispensáveis para marcas que desejam se fortalecer. Na indústria, já não basta vender apenas através do varejo ou de canais de terceiros.

E ter e-commerce próprio pode fazer muita diferença para na Black Friday. Algumas estratégias para atrair o consumidor na data são: 

  • Ofertas exclusivas: preços, descontos e condições de fretes exclusivas para compras diretas no seu próprio e-commerce não só atraem o consumidor como impulsionam uma venda que tende a ser mais lucrativa, sem envolver terceiros. Além disso, a indústria pode entender melhor o comportamento do seu cliente e os produtos mais atrativos.
  • Estratégia omnichannel: integrar a experiência de compra entre o ambiente físico e online também pode tornar essa data mais lucrativa. Indústrias que contam com unidades de vendas direta, como loja de fábrica ou varejo, podem proporcionar a compra em um ambiente e retirada em outro, a realização de trocas em qualquer ponto ou ainda usar estratégias como programa de pontos integrando todos os ambientes.  Assim, sua empresa facilita a rotina do cliente e cria uma experiência de compra mais positiva.
  • Marketing digital direcionado: utilize campanhas de e-mail marketing, tráfego e redes sociais para relembrar os consumidores de suas promoções. Oferecer cupons de desconto para visitantes recorrentes, por exemplo, pode ajudar a converter mais visitas em vendas.
  • Frete diferenciado: outra estratégia para valorizar a compra no e-commerce próprio é criar entregas diferenciadas. Frete grátis a partir de determinado valor de compra, desconto progressivo de frete e datas mais curtas para entrega precisam estar no radar.

Vendas no marketplace: outra frente fundamental para a indústria na Black friday

Marketplaces são aqueles e-commerces profissionais, em que a sua marca utiliza a estrutura de venda, assim como muitas outras empresas. É, portanto, um shopping online e no Brasil, empresas como Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza têm grande presença.

Além de disputar a atenção do consumidor com outras marcas do mesmo segmento, é preciso pensar em estratégias de vendas que vão além da competitividade de preço e frete. Algumas delas são:

Destaque para produtos campeões: é possível realizar a produção e classificação de produtos mais populares, aproveitando a visibilidade do marketplace. Uma estratégia é garantir que esses itens estejam bem posicionados e com avaliações de qualidade para atrair os consumidores.

Boa apresentação dos produtos: descrição completa, vídeos e fotos de apresentação, comentários positivos de consumidores, facilidade de compra com poucos cliques são alguns dos fatores que tornam sua empresa mais atrativa no marketplace.

Automação de processos: utilize ferramentas de integração entre sua área de estoque, comercial e logística junto com o marketplace. Isso é fundamental para dar agilidade, monitorar e ajustar os processos. A plataforma da DATAFRETE, por exemplo, pode ser integrada com os principais marketplaces do mercado, agilizando a busca e oferta de fretes e facilitando a gestão do pós-venda, especialmente no envio dos produtos.

Lojas próprias – reforço de marca

Se a indústria possui uma rede de lojas físicas, é fundamental criar uma experiência única de Black Friday para esses pontos de venda. Além de descontos realmente impactantes, é fundamental pensar em facilitar a compra e tornar a experiência do cliente positiva.

No ambiente físico, a experiência do consumidor conta muito. Um atendimento personalizado e ações como “compre e ganhe”, ou eventos especiais durante o dia da Black Friday criam no cliente um senso de urgência e exclusividade.

Novamente, a integração entre os canais é essencial. Use as lojas físicas como um suporte para o e-commerce, com a opção de retirada dos produtos no local, ou permita que os consumidores testem os produtos nas lojas e finalizem a compra online.

Também considere ações como:

  • Campanhas direcionadas: crie listas de contatos com base em compras anteriores e prepare seu time de vendas para realizar esses contatos, além de usar ferramentas de marketing digital para atrair esses consumidores;
  • Cross-selling e Up-selling: busque oferecer produtos complementares ou upgrades com descontos especiais, aumentando o valor do ticket médio das vendas durante a Black Friday;
  • Atenção ao estoque: além de tudo isso, é fundamental ter integração entre estoque e pontos de venda, garantindo que o produto ofertado esteja realmente disponível ao consumidor. A falta de produtos no ponto de venda pode significar uma perda significativa de oportunidade.

A Black Friday é uma excelente chance para a indústria impulsionar suas vendas em diversos canais e maximizar sua visibilidade durante a data. Com planejamento, ações personalizadas e a tecnologia certa para a integração entre estoque, vendas e entrega, sua empresa pode ter resultados muito positivos neste período. Para saber mais como a DATAFRETE pode ajudar a sua indústria nesse processo, entre em contato!

Outros conteúdos

Posts relacionados