Uma gestão integrada das áreas relacionadas à venda e relacionamento com o cliente se tornou primordial para as empresas. Se antes esses negócios apenas enviavam seus produtos ao varejo, agora podem vender diretamente ao consumidor, através do modelo D2C. E neste novo cenário, acompanhar toda a jornada do pedido, até a finalização da sua entrega, além das questões financeiras envolvendo a logística, se tornou imprescindível.
E é aí que entra a tecnologia: ter soluções de gestão logística que integrem com outras áreas de negócios é um grande diferencial. Quando os sistemas são integrados, há menos retrabalho e mais controle das etapas de vendas, estoque, logística, financeiro e pós-venda. Veja, a seguir, as vantagens e a importância de uma gestão integrada na sua indústria!
Indústria mais perto do consumidor: a importância da gestão de vendas
Para se ter uma ideia sobre a mudança de perfil da indústria, basta ver como anda o crescimento de lojas virtuais próprias no Brasil. Por aqui, o número de empresas que adotaram e-commerce desde a pandemia aumentou em 79,2%, segundo o IBGE. Assim, esse modelo de venda direta que a indústria adotou, que chamamos de D2C, exige também novas formas de gestão.
A complexidade do relacionamento direto com o consumidor, incluindo validação de ofertas, envio de pedidos e SAC, precisa ser levada em consideração. Na logística, a demanda por frete rápido e de qualidade é sempre um ponto a ser observado.
Por isso, um sistema de gestão logística integrado proporciona uma visão holística da operação. Quando é possível acessar informações de outras áreas, sua empresa melhora tanto a eficiência interna quanto a experiência do cliente.
Neste contexto, o TMS da DATAFRETE é uma das soluções de tecnologia que melhor se adequa a essa nova realidade. Com ele, é possível integrar a logística com áreas como compras, vendas, SAC e financeiro, proporcionando uma visão completa da jornada do cliente.
Mas, afinal, o que é e como funciona um sistema de gestão integrado?
Um sistema de gestão logística integrado conecta diferentes departamentos dentro de uma empresa, permitindo que as áreas compartilhem informações em tempo real. Assim, as empresas conseguem não apenas gerenciar melhor o fluxo de mercadorias, mas também tomar decisões com base em dados que levam em consideração o ciclo completo de compra do cliente.
Essa integração traz benefícios cruciais para a indústria:
Melhoria da eficiência operacional: a logística integrada permite que compras e estoque trabalhem em sinergia, evitando rupturas ou excesso de mercadorias.
Aumento da transparência: um histórico completo da jornada do pedido proporciona maior controle da operação. É possível, por exemplo, cruzar os valores de frete cotados na hora da contratação da transportadora com a nota enviada para cobrança posteriormente. Qualquer valor que não seja igual pode ser barrado, evitando pagamentos equivocados.
Visão do cliente: com uma gestão integrada da logística aos demais departamentos, o consumidor tem uma experiência muito mais positiva. O acompanhamento em tempo real da entrega do pedido, por exemplo, proporciona o envio de alertas ao cliente, reduzindo demandas de SAC relacionadas à entrega.
Além disso, um dos maiores desafios das indústrias é evitar a falta de visibilidade sobre o desempenho logístico. Com um sistema integrado, os gestores têm acesso a relatórios detalhados que mostram o impacto da logística em toda a cadeia de suprimentos. Quanto o custo do frete representa na operação, por exemplo, podendo essa informação retroalimentar novas campanhas de vendas. Assim, esses valores podem ser integrados ao produto, proporcionando possibilidade de frete grátis ao consumidor.
Outros fatores que reforçam a experiência de uma gestão integrada são a possibilidade de análise de transportadoras mais eficientes para certo tipo de pedido. Priorizando estes parceiros, a indústria pode reduzir o tempo do frete previsto para a entrega do pedido do cliente.
Portanto, a integração de áreas não é apenas uma ação para redução do trabalho operacional, mas uma possibilidade estratégica de retroalimentar a operação. Com base em dados e em experiências reais, a indústria pode atuar na melhoria contínua, fidelizando o seu consumidor.
Quer saber mais sobre as possibilidades de gestão integrada com a DATAFRETE? Entre em contato com nossos especialistas!